nutriçãoRita Lopes

De que forma é que dormir bem ajuda a emagrecer? 1#

Olá, olá, a partir de hoje iremos ter no blog a Nutricionista Rita Lopes que, nos irá dar dicas para uma vida mais saudável.

Rita LopesComeçamos pois, com a questão:“De que forma é que dormir bem ajuda a emagrecer?”

“Se, por um lado, um sono inadequado aumenta o apetite e dificulta a perda de peso, por outro lado uma noite reparadora pode ajudar a emagrecer. Vários estudos científicos comprovam que os distúrbios do sono dificultam a perda de peso, constatando que dormir menos horas aumenta o apetite, o que reduz a eficácia de uma dieta.
Na realidade, parece que dormir 7 a 8 horas potencia a perda de gordura corporal e ajuda a controlar a fome. A explicação está nos processos metabólicos e hormonais que ocorrem durante o sono. Um sono adequado ajuda no controlo da secreção de hormonas, como a hormona do crescimento e o cortisol (hormona do stress), e interfere na atividade das hormonas que controlam e estimulam o apetite, como a leptina e a grelina.

É verdade que os distúrbios de sono aumentam o apetite?

Se existirem perturbações do sono, a produção de leptina diminui e a de grelina aumenta, ou seja, a sensação de saciedade diminui e o apetite aumenta. É neste contexto que surge, normalmente, uma maior necessidade de ingestão de açúcares, a sensação de insatisfação após a ingestão de uma refeição abundante e um consumo alimentar compulsivo e excessivo. As alterações de sono podem ainda conduzir ao cansaço que dificulta uma prática regular de exercício físico, resultando num menor gasto energético. Se o sono for adequado, é restabelecido o equilíbrio energético, o indivíduo sente-se mais activo e a perda de peso será mais facilitada.

O cansaço dificulta a nossa alimentação?

O cansaço pode ser decorrente de uma alimentação pouco saudável. Contudo, também o cansaço influencia a forma como nos alimentamos. Quando estamos mais cansados, temos uma menor produção de leptina e uma maior produção de grelina, o que faz com que o apetite seja maior e o consumo de alimentos menos saudáveis (ricos em açúcares) seja superior.

Qualidade de sono é mais importante que quantidade?

A duração do sono e a qualidade do sono têm importância diferente no bem-estar e qualidade de vida do indivíduo. É mais importante a qualidade do sono no seu bem-estar do que o número de horas dormidas.
Um estudo publicado na American Journal of Clinical Nutrition com cerca 98 indivíduos saudáveis, com idades compreendidas entre 20 e 50 anos, constatou que uma perda bem sucedida de gordura corporal, combinada com uma boa noite de sono, ajuda na manutenção de peso. Constatou-se que a associação entre a duração do sono, qualidade do sono e dieta induz a perda de peso e a sua manutenção contribui para dormir melhor. Um outro estudo realizado com adultos obesos que perderam cerca de 5% do peso corporal total, constatou que após 6 meses, todos reportaram que dormiam mais e melhor.”

Share:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Solve : *
9 + 17 =


Secured By miniOrange